Criado pelo professor Shinichi Suzuki (1898-1998), o método foi concebido para desenvolver o potencial inato de todas as crianças. Conhecido como “método da língua mãe”, ou “método da educação do talento”, ou apenas “método Suzuki”, a metodologia reconhece que todas as crianças aprendem sua língua materna com amor e encorajamento dentro de seu ambiente familiar e social. Baseado nesse mesmo princípio, defende que o ensino musical e o ensino de um instrumento é um meio para desenvolver o caráter, a sensibilidade, a disciplina, a tolerância, etc.. Para esse fim, a educação musical deve começar o mais cedo possível.
“Todas as crianças que são educadas com perícia e compreensão atingem um alto grau de conhecimento, mas essa educação deve começar no dia do nascimento”.
O Método Suzuki é composto por três peças chaves:
uma filosofia de ensino,
um currículo sistematizado
e um conjunto de técnicas de ensino aplicadas por professores capacitados.
Um pouco sobre a Filosofia Suzuki
Além de desenvolver habilidades musicais, a prática da Filosofia Suzuki estimula o desenvolvimento do potencial humano ao trabalhar as habilidades cognitivas, motoras e sensoriais da criança, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares e sua integração social.
Dentre os conceitos que definem a Filosofia Suzuki, criada pelo violinista e pedagogo Shinichi Suzuki (1898-1998), está o princípio de que todas as crianças são capazes de aprender. Suzuki notou que com a mesma facilidade com que aprendem sua língua materna através da repetição, do mesmo modo, as crianças também podem desenvolver habilidades musicais.
E quanto mais cedo se estimular este aprendizado melhor! Afinal, está comprovado cientificamente que uma criança nasce com milhões de neurônios não conectados e a música é uma importante ferramenta capaz de estimular essas conexões neurais e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento cerebral. Por isso, de acordo com a Filosofia Suzuki, é importante se desenvolver habilidades durante os primeiros anos de vida da criança.
A Filosofia Suzuki também beneficia os laços familiares, pois somente com a participação efetiva dos pais será possível oferecer à criança todo o estímulo que ela necessita para desenvolver e aprimorar suas habilidades.
Quando é inserida em um ambiente musical rico, a criança pode gostar de música. Melhor ainda se a música é apreciada pelos adultos que a rodeiam, pois assim ela terá prazer em reproduzir o conteúdo que está sendo apreciado. Desse modo, o ambiente no qual a criança vive propicia seu crescimento.
A participação dos pais é fundamental também no acompanhamento das aulas de música, principalmente quando a criança é muito pequena e não pode ir à aula sozinha. Em casa, os pais atuam como professores estimulando que seu filho estude regularmente.
E, por falar em estímulo, a Filosofia Suzuki diz que o encorajamento é essencial. Afinal, dificuldades no caminho são comuns para se desenvolver qualquer nova atividade e, o aprendizado musical não é diferente. Mesmo a criança possuindo entusiasmo e curiosidade naturais para aprender, o encorajamento dos pais vai mantê-la motivada.
A troca de experiências entre os praticantes desta filosofia também é fundamental para a criança aprimorar suas habilidades. A Filosofia Suzuki ressalta que as crianças aprendem umas com as outras. Por essa razão, esta filosofia de ensino trabalha com aulas individuais e em grupo.
Alinhado a esse princípio, Suzuki defende que sucesso gera sucesso. Ou seja, uma criança com habilidades musicais mais desenvolvidas gosta de mostrar o que sabe para a outra e, ao realizar este ato, ela está praticando e aprimorando ainda mais a sua própria técnica.
Por fim, um conceito fundamental da Filosofia Suzuki é o respeito às características individuais de cada criança. Passo a passo e cada uma a seu tempo, a criança desenvolve sua habilidade musical pouco a pouco, por meio de constante repetição, a seu ritmo e à sua maneira.
Sobre o Currículo Sistematizado
O currículo inicial utilizado por professores Suzuki em todo o mundo é composto por um repertório sistematizado em coleções compostas por livros e CDs correspondentes. O repertório varia de acordo com cada instrumento e está organizado para apresentar os problemas técnicos para que sejam abordados no contexto da música, e não diretamente como exercícios. Atualmente, são publicados livros para violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano, flauta transversal, harpa, violão, flauta doce, voz, órgão, trompete e bandolim.
O repertório não é utilizado para abordar as competências necessárias para a leitura. É de conhecimento comum que as crianças aprendem a falar muito antes de aprender a ler ou escrever. Da mesma forma, a consolidação de competências técnicas básicas deve ser feita antes da introdução da leitura da escrita musical.
Além disso, professores Suzuki capacitados se utilizam de um amplo conjunto de materiais complementares para abordar temas como leitura, improvisação, teoria, literatura do instrumento e estudos técnicos, repertórios folclóricos ou regionais.
Conjunto de técnicas de ensino
Professores Suzuki utilizam uma variada paleta de atividades, jogos, repertórios, entre outras coisas, para se comunicar com alunos de todas as idades e seus familiares. Esse conjunto de ações permitem aos professores colocar os alunos em contato com os conteúdos a serem aprendidos, quer sejam musicais ou extra-musicais. A Filosofia que permeia o método está presente em todos os ambientes e atravessa as especificidades técnicas de cada instrumento.
Apesar de existir um conjunto de técnicas pré-estabelecido, é necessário que cada professor agregue seus próprios conhecimentos às técnicas que compõem o currículo Suzuki. Na medida em que um professor pratica e recicla seu repertório, desenvolve suas habilidades de observação, diagnóstico, comunicação e solução de problemas. Essas ferramentas contribuem para chegar a excelentes resultados musicais e favorecer o crescimento humano da família.
O material e conhecimento adquiridos em sala de aula é compartilhado entre professores e transmitido através dos cursos de filosofia, de instrumentos, e demais cursos de enriquecimento. Eles facilitam o intercâmbio e o aprimoramento das habilidades pedagógicas e permitem a discussão dos processos de ensino e de aprendizagem.
Cabe ressaltar que o Método Suzuki propicia mudanças profundas apenas quando o conjunto de seus princípios é colocado em prática concomitantemente. Dentre esses elementos estão; começar o ensino das criança cedo; envolver os pais integralmente no processo de ensino; ter aulas aulas individuais e aulas em grupo; escutar música e ensinar de ouvido nos primeiros passos assim como é o aprendizado da língua materna; criar conscientemente um ambiente musical no entorno da criança; etc…
Capacitação de professores
A capacitação de Professores Suzuki é regulamentada pela Associação Suzuki das Américas (SAA). Os cursos são ministrados por professores capacitadores credenciados. Os certificados são concedidos pela própria SAA depois de cumpridos todos os requisitos. Todos os cursos requerem 100% de presença e um mínimo de horas de observação de classes.
Nos cursos, são discutidos a Filosofia Suzuki, o repertório contido nos livros, a orientação dos pais, a orientação dos alunos e as habilidades técnicas do instrumento abordado no curso. Também são discutidas as “técnicas de ensino” utilizadas pelo professor capacitador em seu estúdio. Em alguns cursos, se oferece a oportunidade para o professor em capacitação mostrar ou ministrar uma aula, e discutir seu processo na orientação de seus alunos, chamado de “Estratégias de Ensino”.
Atualmente, no Brasil, como no restante da América Latina, os cursos de capacitação Suzuki são oferecidos em módulos. Cada unidade corresponde a um livro de um instrumento. Para se capacitar na Metodologia Suzuki, é necessário inicialmente completar um o curso introdutório “Filosofia Suzuki”. Após completar esse curso, é possível se inscrever nas demais unidades. É necessário completar os primeiros quatro cursos em ordem (Filosofia Suzuki, seguido das Unidades 1, 2 e 3). Nos Estados Unidos são oferecidos alguns cursos de longa duração, como parte de programas de graduação e pós-graduação para alguns instrumentos. Esse cursos correspondem ao ensino de todas as unidades, e são reconhecidos pela SAA.
Para que um professor alcance bons resultados, utilizando o Método Suzuki em seu estúdio, é necessário que compreenda e aplique os princípios básicos da metodologia. Para isso, é fundamental a capacitação e atualização constantes do professor. Por isso, recomenda-se que as unidades sejam repetidas, preferencialmente com professores capacitadores diferentes. O material didático, as técnicas de ensino, e as formas de aplicação do Método variam de acordo com cada professor, e estão sempre evoluindo.
Formação de Pais
É princípio do Método a ideia de que não existe talento – que toda criança é capaz de chegar a níveis excelentes de habilidades quando cuidamos de seu entorno e oferecemos instrução adequada num ambiente acolhedor e amoroso.
Por isso, a participação dos pais é fundamental para o êxito na aplicação da Metodologia Suzuki. A formação dos pais ou dos cuidadores que entrarão em um programa Suzuki deve ser realizada desde o início e deve ser feita pela escola ou pelo professor que ministrará as aulas.
É fundamental que os adultos quotidianamente envolvidos na formação da criança compreendam os princípios básicos que permitem a criança desenvolver suas habilidades. Por isso, a formação dos pais é uma tarefa constante e regular, e trata do próprio método e do desenvolvimento dos seus filhos.
A participação e o comprometimento dos pais em todas aulas – individuais e coletivas – é decisiva para o sucesso do trabalho.