Quer publicar um artigo? Envie sua proposta, e ela será analisada pela diretoria da AMSBrasil.
Shinichi Suzuki: O Método da Língua Materna e a Educação do Talento
Autora: Renata Jordão |
Publicado originalmente na revista Educação Musical, nº 3 de Agosto/Setembro de 2019 Reproduzido com permissão da autora e do editor.
Shinichi Suzuki (1898 – 1998)
Assim como um grande compositor transcende o tempo através de sua obra, Dr. Shinichi Suzuki (1898 – 1998), violinista, educador, filósofo e humanitário, transformou o enfoque educacional em um eterno hino de amor às crianças e à humanidade, através de sua simplicidade e vivacidade, devoção e humildade, pureza, criatividade e profunda reverência à […]
Uma comparação entre Ensino Tradicional e o Método Suzuki
Autora: Barbara Barber (www.barbarabarber.com)
Tradução: Heloísa Padilha. Revisão: Fabio dos Santos.
Publicado com a permissão da autora. Título original em inglês: “A Comparison of Tradicional and Suzuki Teaching”, Barbara Barber. 1991. Translated and Reprinted with permission of author, Suzuki Association of Americas and American Strings Teachers Association.
Recentemente eu tive uma conversa com um amigo, um violinista de uma orquestra sinfônica importante, que também dá aulas particulares.
Amigo: – “Você é uma professora Suzuki, certo?”
Eu: – “Não, eu sou professora de violino.”
Amigo: – “Mas você não usa o […]
Significado da música para nossas vidas
Autor: Karl Paulnack, pianista e diretor do Departamento de Música do Boston Conservatory
Tradução: Fabio dos Santos
Fonte: Discurso inaugural para a turma de calouros do “Boston Conservatory”. Publicado com autorização do autor.
Um dos medos mais profundos dos meus pais, eu suspeito, é que a sociedade não valorizaria apropriadamente devidamente minha profissão de músico, que eu não seria reconhecido. Eu tive notas muito boas na escola, eu era bom em ciências e matemática, e eles imaginaram que como um médico, químico […]
Dissipando um mito sobre o programa Suzuki para bebês
Autora: Christine Goodner (christine@SuzukiTriangle.com)
Tradução: Mariana Moretzsohn (marianamoret@hotmail.com) do Centro Suzuki de Vila Velha (ES)
Publicado com a autorização do autora e da tradutora. Versão original (em inglês) pode ser acessada em http://www.suzukitriangle.com/
O método Suzuki para bebês é uma grande paixão que tenho. Sempre fico entusiasmada para falar com outros professores e novos pais sobre o porquê de amar tanto esse método.
Tenho formação em educação infantil e considero ensinar crianças pequenas minha especialidade. Já ensinei em outros programas de música para […]
Nem Certo, Nem Errado, Muito pelo Contrário. . .
Um Depoimento Fredi Gerling
Autor: Prof Dr. Fredi Gerling
Contato: fredi.gerling@ufrgs.br
Publicação original do V Simpósio de Cognição e Artes Musicais Internacional, 2009, Goiânia. Anais do V SINCAM 2009. Goiânia, GO: Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, 2009. v. 1. p. 45-50. Republicado com permissão do Autor.
Durante os mais de quarenta anos de atividade pedagógica ininterruptas em várias regiões do Brasil e dos Estados Unidos da América, sempre me chamou atenção a diferença de conhecimento musical básico dos alunos. Constatei que […]
I Encontro Brasileiro de Professores e Alunos Suzuki: Construindo Comunidades
Por Araceli Hackbarth e Fabio dos Santos
De acordo com a Associação Suzuki das Américas (SAA) em 2015 foram feitas mais de 350 inscrições em cursos de capacitação em filosofia Suzuki, voltado para o método de ensino, leitura musical e estudo de violino, viola, flauta doce e piano. Com o método Suzuki sendo cada vez mais difundido pelo país, faz-se necessário debater seu desenvolvimento, bem como pensar em práticas pedagógicas e estratégias que atendam as necessidades e expectativas da comunidade […]